Marketing Digital: Ferramentas mais usadas pelas empresas em 2017
Cada vez mais empresas se rendem ao Marketing Digital para alavancar as chances de se obter sucesso nos negócios. Para tornar a produção mais ágil, busca-se ferramentas eficientes para esse processo.
No Marketing Digital, as ferramentas automatizadas são essenciais para minar tarefas que demandam muito tempo para serem executadas. Com isso, prioriza-se atividades de teor mais estratégico. Isso resulta em volume de informação e desenvolvimento de resultados.
Por isso, no post de hoje vamos falar de algumas ferramentas bastante utilizadas em agências marketing digital, principalmente nas brasileiras. Também vamos entender como essas plataformas podem otimizar os processos da sua empresa.
Automação
Ferramentas de automação dispões de várias funcionalidades, sendo algumas delas o Email Marketing, Landing Pages e fluxos de automatização de email. Essas plataformas auxiliam no gerenciamento de leads, que terá seu volume modificado. De acordo com a TechTrends 2017, quase 60% das empresas utilizam ao menos uma ferramenta de automação. Cerca de 28,1% optam por manusear as próprias ferramentas.
Email Marketing
O Email Marketing é sem sombra de dúvidas um dos maiores canais de relacionamento com os clientes. Quando um cliente tem o primeiro contato com sua empresa, logo após ele se transforma em lead. É através do Email Marketing que se estabelecerá a comunicação. Ofereça conteúdo até que o cliente possa ser abordado. Cerca de 80% das agências digitais fazem uso de alguma ferramenta de Email Marketing. A plataforma de preferência é o MailChimp.
Produção de Landing Pages
Marketing de Conteúdo
Ferramentas para conteúdo digital são essenciais para otimizar o processo de produção. São plataformas que oferecem a possibilidade de administrar um blog e até mesmo a demanda para que posts sejam produzidos. Poupa-se tempo e aumenta a eficiência. Cerca de 45% das empresas utilizam alguma ferramenta para produção de conteúdo.
SEO
Ferramentas para mecanismos de busca tê como objetivo auxiliar as empresas a melhorarem seu posicionamento no ranking de buscadores como, por exemplo, o Google.São plataformas que oferecem várias funções, como busca de palavras-chave e otimização de websites através de plugins.
Por incrível que pareça, ainda são muitas as empresas que não investem em SEO. Cerca de 60,6% das agências utilizam alguma ferramenta desse tipo. Por outro lado, 69% opta pelo Google Search Console.
Analytics
Calcular os resultados de suas ações é essencial para que se obtenha os melhores dados. Por isso, faça uso das plataformas de Analytics. Uma das vantagens de trabalhar com essa plataforma está na avaliação do engajamento de visitantes. Cerca de 44,3% das empresas usam alguma ferramenta de Analytics. O Google Analytics é a ferramenta preferida da empresas.
Gerenciamento de Conteúdos (CMS)
Para gerenciar conteúdos em sites e blogs é necessária a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS). São plataformas que criam, editam e publicam qualquer tipo de conteúdo. A ferramenta mais utilizada neste processo é o WordPress.
Monitoramento de Redes Socias
Ferramentas para monitorar mídias sociais auxiliam a otimizar ações nas redes. São plataformas que estimulam a produtividade através do agendamento de posts. É possível fazer um monitoramento das menções feitas à marca e acompanhar o engajamento por meio de respostas dos seguidores. Grande parte das empresas ainda não usam ferramentas para monitorar suas redes sociais. Uma das plataformas preferidas é o Hootsuite.
Conclusão
De fato as ferramentas de Marketing Digital estão mais populares, porém, as empresas ainda precisam melhorar seus processos por meio dessas plataformas. Esperamos que este post tenha sido útil e também que implemente não só uma, mas várias dessas dicas no seu negócio. 🙂
Por: Brenda Almeida