(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Marketing de Relacionamento: como ficar coladinho com os seus clientes

Marketing de Relacionamento: como ficar coladinho com os seus clientes

Você provavelmente já ouviu falar em marketing de relacionamento, mas tem certeza do que se trata ou como se aplica?

 

É fato que todas as empresas buscam o aumento de suas vendas ou a consolidação do seu nome no mercado. Há muitas formas de conquistar esse objetivo, mas atualmente uma estratégia que tem ganhado destaque e é nela que provavelmente você investirá depois de ler esse texto.

 

Marketing de relacionamento é uma forma de fidelizar clientes. Em um mundo cada vez de maior concorrência, seja qual for sua área de atuação, a divulgação de seus produtos pede mais criatividade e novas maneiras de “furar” esse bloqueio de disputas.

 

Então, tanto para conquistar novos clientes, quanto para reforçar sua relação com eles, é possível oferecer benefícios que envolvem um conjunto de ações, que possam encantar quem consome seu produto e fazê-lo escolher entre todos os outros. 

 

Mais do que consumidores, apaixonados e defensores da sua marca!

 

Se você passa a caminhar lado a lado com os seus clientes e colhe os feedbacks que eles te passam, fica mais fácil saber o que não funciona e como otimizar a qualidade dos produtos ou serviços. Isso é marketing de relacionamento! É justamente criar uma ponte pela qual seja possível obter informações honestas que sejam úteis para a sua mudança.

 

Desta forma, você também fica atento ao esperam da sua marca, podendo oferecer respostas mais precisas e estabelecendo consequentemente, o famoso “marketing de boca a boca”, que é nada mais, nada menos, do que as pessoas que gostam tanto do que você disponibiliza, que saem indicando às outras ao redor. Até mesmo sem que você mencione esse tipo de atitude.

 

A base de qualquer ação que você venha a planejar mora no banco de dados relacionados aos seus clientes. É por meio dessas informações que você vai identificar como agem os consumidores, por exemplo no caso de e-commerces: quais realizam compras com maior frequência, o que de mais relevante compram, em quais épocas e etc.

 

Esses clientes precisam de um tratamento que os diferencie dos outros. Faça um acompanhamento cuidadoso para estreitar a relação. Uma vez que você conhece quem se destaca e gosta da sua marca, é possível: 

  • realizar contato oferecendo promoções de produtos específicos, considerando seu comportamento; 
  • parabenizar em datas especiais;
  • fazer pesquisas para ter uma noção do que eles pensam sobre qualidade dos produtos e serviços;
  • criar um planejamento de brindes e/ou vantagens que os façam se sentir especiais e que valorizem ou estimulem seu retorno!

 

Invista, mas mensure e fique atentos aos resultados

 

Como mencionamos, o feedback faz parte da base do marketing de relacionamento. Então de nada adianta disparar para todos os lados com ações que você acredite serem úteis, se ao fim não se fizer uma análise profunda dos dados. Seria como falar gritar para a audiência, sem ouvir o que eles têm para dizer como resposta!

 

Para seguir com a estratégia, uma vez que foi desenvolvida, pode funcionar para o segmento, compare os períodos anteriores às ações do marketing de relacionamento. Avalie se houve alguma mudança positiva, para continuar investindo, negativa, para traçar outras ideias.

 

Também considere o retorno sobre o investimento, o ROI. Uma métrica que analisa o total de vendas, menos os custos para pôr as campanhas para funcionarem. 

Invista em um bom SAC, principalmente nas mídias sociais. Responda dúvidas e reclamações frequentemente, não deixe de interagir também com comentários que sejam elogios ou observações. Mais do que nunca, os consumidores estão presentes nos canais de atendimento e gostam de ser tratados de maneira educada, para algumas marcas, calorosa e divertida, rápida e interativa. É aconselhável manter esse relacionamento em um retorno mínimo de 24h.

Esteja presente em todo processo do seu consumidor. Não adianta “ganhá-lo” e depois esquecê-lo. Suas campanhas precisam ter frequência e o contato também. Cliente feliz é fiel, e cliente fiel é, na maioria dos casos, duradouro e apoiador da marca.