20 anos de Google: a biblioteca high-tech que organiza a informação do mundo

20 anos de Google: a biblioteca high-tech que organiza a informação do mundo

Inteligência artificial, experiência imersiva. O melhor acelerador de resultado e venda do seu negócio e seu best friend para qualquer hora e lugar. O que é o Google pra você?

 

A gente sabe que ele é muito mais do que a sua missão, que é organizar a informação do mundo. Nós somos geração Y e, por aqui, é praticamente impossível imaginar a vida sem todas as facilidades que a marca trouxe para as nossas conexões pessoais e profissionais.

Criado em 1998 por dois alunos phD de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, a ferramenta de busca é a base de qualquer pesquisa feita na internet. Seu sucesso deve-se ao algoritmo chamado PageRank, que ordena os resultados de acordo com as palavras-chave inseridas e outros mil fatores.

A viagem que se desenrolou desde então, é provável que você conheça e viva essa experiência diariamente: seja acessando seu Google Drive, assistindo aos vídeos no YouTube, procurando informações no Google ou dialogando à outras empresas adquiridas pela marca, que há seis anos consecutivos é uma das mais valiosas do mundo, ao lado de gigantes como Apple e Amazon – segundo a edição deste ano do ranking Interbrand Best Global Brands, índice que aponta as empresas mais valiosas do mundo.

A EVOLUÇÃO DA WEB

Tripulantes de uma viagem sem-fim, o Google navega de olho na inteligência artificial e explora o incansável mundo do futuro. Para nós, ele não precisará se reinventar, por estará sempre à frente do seu tempo, ditando tendências, comportamentos e entendendo até o que nós mesmos ainda não sabemos. Mergulhando em áreas diferentes da tecnologia, esse gigante lançou em 2018 um site com visualização interativa para acompanharmos sua evolução nos últimos 20 anos. “A evolução da Web” aponta o crescimento de dados, usuários e as principais tecnologias que têm impulsionado a transformação na internet.

“Atualmente, a web é um universo em crescimento de páginas e de aplicativos da web interligados, além de vídeos, fotos e conteúdo interativo. O que o usuário comum não percebe é a interação de tecnologias da web e navegadores que possibilita tudo isso.

Com o tempo, as tecnologias da web evoluíram para proporcionar aos desenvolvedores a capacidade de criar novas gerações de experiências úteis e imersivas. A web atual é resultado dos esforços contínuos de uma comunidade aberta que ajuda a definir essas tecnologias da web, como HTML5, CSS3 e WebGL, e a garantir que elas sejam suportadas em todos os navegadores da web”, diz a mensagem no site.

As bandas de cores nessa visualização representam a interação entre tecnologias e navegadores da web, que dá vida aos diversos aplicativos poderosos da web que usamos atualmente”.

Para explorar o Evolution the Web, é só clicar! 

Essa data tão importante, também rendeu um Doodle especial – aqueles logotipos personalizados na página da ferramenta de busca – e muitos vídeos em homenagem ao nossos grande amigo Mr Google.

 

CURIOSIDADE! VOCÊ DE ONDE VEM O NOME GOOGLE?

A palavra vem de um termo matemático: “googol”, que significa um número gigantesco, praticamente inimaginável, porque é quase o um seguido de 100 zeros. Para se ter uma ideia, o universo tem 14 bilhões de anos. Se transformarmos esses 14 bilhões em segundos ou em milésimos de segundos, ainda assim o número não será nem um Google. Então, essa ideia quer dizer que mesmo com a internet crescendo aceleradamente, o Google continuará sendo a referência onde caberá todo esse conteúdo, onde todos podem acessar de forma gratuita.

Para conhecer a história do Google, indicamos o documentário da Nati Geo TV, disponível em português aqui nesse link.

No Comments
Post a Comment