Trade marketing basicão bem feito

Trade Marketing

Trade marketing basicão bem feito

Vamos falar um pouco sobre trade marketing?

Trade marketing é uma disciplina de marketing que visa aumentar a demanda com parceiros da cadeia de suprimentos, como atacadistas, varejistas ou no nível de distribuidor, em vez de apenas no nível do cliente.

Definição de Trade Marketing

Trade Marketing também é chamado de marketing B2B ou marketing business-to-business. Ou seja, todas as atividades promocionais que visam aumentar a demanda do produto entre os diversos parceiros da cadeia de suprimentos.

Ao fazer isso, um fabricante tenta garantir o fornecimento consistente e a disponibilidade do produto para o consumidor final.

É extremamente comum incentivos  dados aos intermediários para a promoção efetiva do produto, visando garantir a exibição constante do produto, mais espaço nas prateleiras e até mesmo o boca a boca (a famosa indicação do vendedor na hora da compra)

 

Trade Marketing

Trade Marketing

 

Para produtos que não necessitam de intervenção humana para venda efetiva, como creme dental, pilhas, etc, é importante aqui que o fabricante trabalhe com promoções, vendas casadas, brindes ou apenas descontos.

O trade marketing desempenha um papel efetivo no desenvolvimento de marcas sustentáveis. Para ser mais eficaz, os gurus do mercado apontam sete áreas em que o fabricante deve se concentrar mais para que o trade marketing seja eficaz

Para um marketing comercial eficaz, o fabricante deve focar:

  1. Cronograma de promoção (que pode incluir o tempo de venda);
  2. Faça muita promoção cruzada dos seus próprios itens;
  3. As promoções devem ser sempre em torno de um tema (Natal, Ano Novo, festivais etc.);
  4. Comunicar o valor do produto ao consumidor (comparável à concorrência);
  5. Sempre planeje com antecedência as ações;
  6. As promoções devem visar o crescimento da marca e não apenas as vendas.

Fonte: Economic times