Sobreposição de Público no Facebook

Sobreposição de Público no Facebook

Olá, marujo.

Hoje vamos falar de um assunto que é super abordado lá fora e que aqui falamos pouco (ou quase nada): a sobreposição de público no Facebook.

Você sabe o que é isso?

O que é sobreposição de público?

De uma forma bem resumida: a sobreposição de público no facebook é quando você cria 2 públicos para o seu anúncio (achando que eles são diferentes) mas no final das contas os públicos são muito parecidos. Ou seja, você está criando 2 anúncios distintos, entrando no leilão e concorrendo com você mesmo.

No site do Facebook tem uma ajuda bem legal e explica quais critérios usados, e a forma que eles fazem para que seu anúncio não concorra com você mesmo, diminuindo seu CTR e encarecendo sua campanha.

Sobreposição de públicos na prática

Quando você faz uma campanha, uma das etapas é planejar e criar as buyer personas. Algumas vezes essas personas podem se sobrepor. Vamos citar um exemplo que tivemos aqui na SWH.

Uma vez criamos um público de pessoas que moram no Leblon, com interesses e perfis definidos em briefing. Nós salvamos e chamamos esse público de Leblon-amplo.

Depois disso nós decidimos criar um público também no Leblon, porém dessa vez segmentando APENAS usuários de determinados modelos de celular. Chamamos esse público de Leblon – celular.

Quando fomos comparar o público para ver se havia sobreposição entre eles, vimos que o público de celular estava com 76% de sobreposição, ou seja, somente 24% desse público (celular) não estava contido no público inicial, que chamamos de Leblon – amplo.

A imagem abaixo explica visualmente isso:

Sobreposição de público: como acho e o que fazer?

Você pode medir a sobreposição antes ou depois do público criado. Para isso, dentro da sua conta de anúncios, vá em ferramentas – ativos – públicos.

 

 

Selecione os públicos que você deseja medir e veja o percentual de sobreposição. Aqui na SWH o máximo que usamos é 20% de sobreposição.

Bom, para resolver esse problema de sobreposição de público no facebook você deve consolidar os públicos no mesmo anúncio ou editar seus públicos e excluir interesses em comum entre os públicos. Dessa forma você vaio ter a certeza que os público são complementares, não iguais entre si.

Breve postaremos uma vídeo aula completa sobre o assunto.

Quem é do mar não enjoa. Até!

Sensorial Crew ⚓