(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Nem todo chute é gol! Aprenda como fazer marketing na “Copa do Mundo”

Nem todo chute é gol! Aprenda como fazer marketing na “Copa do Mundo”

Direito autoral, alternativas para fugir do marketing de emboscada, estratégias de inbound, como organizar sua campanha

Em um megaevento como esse, onde todos os holofotes se viram para o futebol,  obviamente, marcas inteligentes entram em campo para dialogar com a torcida. O que acontece é que como todo evento global, a marca Copa do Mundo não pode ser usada por qualquer um comercialmente. Isso porque ela pertence à FIFA e é uma propriedade intelectual inviolável – que só pode ser explorada por patrocinadores oficiais.

Símbolos, fotos de jogadores, arenas oficiais, brasões, troféus, nada disso entra no jogo. E além do conteúdo imagético, é preciso cuidado até com o que se escreve em peças – o passe só livre para uso editoriais, caso contrário, lascou-se! Você não tem permissão legal. 

Ok. E o que (afinal) não é permitido usar em peças comerciais na Copa do Mundo?

  • Copa do Mundo (textual);
  • Copa 2018 (textual);
  • Copa da Rússia (textual);
  • Rússia 2018 (textual);
  • Mascote (imagem);
  • Pôster oficial da Copa (imagem).
  • Emblema oficial da Copa do Mundo
  • Pôster oficial
  • Mascote
  • Troféu
  • Tabela de jogos
  • Identidade visual das competições


Porém, essa prática é tão comum que foi apelidada (informalmente) como marketing de emboscada – que é quando marcas não patrocinadoras pegam carona no conteúdo oficial para aumentar sua visibilidade.

#SELEÇÃOBRASILEIRO

Nossa seleção não pertence à FIFA e, sim à CBF. Portanto, se quiser trabalhar com qualquer jogador ou elemento do time brasileiro, peça à bênção à nossa confederação. As regras são praticamente as mesmas e está tudo proibido também.

É preciso atentar-se ao direito autoral dos jogadores, pois mesmo comprando imagens em sites da internet, onde você paga por elas, há regras claras. Uma foto do Neymar, por exemplo, envolve dois tipos de direitos: o primeiro é o do fotógrafo que clicou aquele momento (e é isso o que os sites de fotografia vendem) e o segundo é o direito de autorização de imagem do próprio Neymar. Não vale a ousadia porque pode ter certeza que os advogados dos jogadores ficam de olho para lançarem o cartão vermelho aos infratores da lei.

COMO FAZER UMA CAMPANHA DE MARKETING PARA COPA DO MUNDO

Nossa orientação é trabalhar o inbound marketing na Copa e apostar em assuntos ligados ao universo do futebol. Não é o fim do mundo abandonar as fotos oficiais – quem se apega a uma ideia é porque tem poucas! Existem alternativas para explorar o tema. Quer sugestão?

  1. Use fotos de torcidas
  2. Aquarelas e desenhos
  3. Elementos esportivos
  4. Cores
  5. Games
  6. Jogos de tabuleiro
  7. GIFS
  8. Mesa de totó
  9. Regras do futebol
  10. Envolva seus colaboradores!

No final da matéria, colamos exemplos de algumas comunicações que desenvolvemos para ações pré-copa aqui na empresa. Mas antes disso, queremos saber: você já sabe como vai trabalhar o marketing digital da sua empresa durante a copa? Entre no clima do jogo e organize suas ações. Te ajudamos a organizar as ideias. Bora lá?

ESSE JOGO É PRA VOCÊ?

⚽ Antes de gastar tempo e grana investindo em uma campanha, avalie se realmente vale o esforço e se vai conseguir fazer direito. Fazer por fazer é melhor deixar quieto. Não force a barra! Se sua campanha não fizer sentido e ficar muito longe do contexto, com certeza seu público vai perceber e isso pode gerar impacto negativo. Dessa vez, esqueça aquela frase de efeito “melhor feito, do que perfeito”. Só entre em campo se estiver preparado.

ESTUDE OUTRAS PARTIDAS DOS SEUS ADVERSÁRIOS

⚽ Pesquise sobre o que seus concorrentes já fizeram em outras copas. Nem pense em copiar ações já publicadas. Por isso, pesquise antes porque clichês e trocadilhos de futebol são comuns nessa época. Não vai ser nada legal postar algo com o mesmo foco do seu concorrentes. Então, solte a criatividade e construa em cima. Ouse sem perder o foco do negócio. Replicabilidade é o novo viral. Assim como a seleção, estude sobre seus adversários, analise pontos altos e baixos para direcionar sua estratégia quando o jogo começar.

CONHEÇA SEU TIME E PLANEJE-SE PARA JOGAR COM ESTRATÉGIA

⚽ Se não tem tempo hábil para pensar em conteúdos incríveis, simplifique! Não exija do seu time o que ele pode oferecer. Jogue com o que você tem. Se vira nos 30 e pense coisas realistas para não perder o timing. O jogo do Brasil começa domingo, se não bolou nada até agora, tens até amanhã. Não deixe o gol para os 45 do segundo tempo e vista a camisa com criatividade. O grito da torcida é só um: engajamento.

CRIE AS REGRAS DO SEU JOGO

⚽ O combinado não sai caro! Se fizer promoções explique. Se o usuário precisar deixar seus dados em algum cadastro diga o que ele ganha com isso. Seja honesto com quem interage com você. Se tem um estabelecimento, por exemplo, pode brincar com promoções progressivas, deixando que o placar do jogo dite as regras: a cada gol do Brasil mais desconto, ou rodada de qualquer coisa por conta da casa e outras infinitas possibilidades. Detalhe sua comunicação com todas as regras da partida, para não ganhar vermelho dos seus próprios jogadores.

ANALISE O PLACAR E BALANCE A REDE!

⚽ Disso você já está cansado de saber: métrica é tudo. Sem mensuração não tem resultado e tudo é dados! Planilhe absolutamente tudo e defina o foco da campanha para já saber o que é bom ou ruim. Sem meta, qualquer resultado será bom. E com certeza você quer resultado. Acompanhe os dados, trabalhe sempre em versão beta e vá ajustando o que for necessário. Campanha boa é a que está rodando, não aquela parada em busca da perfeição.

DE OLHO NA TORCIDA!

⚽ Mapeie tudo o que seu público diz sobre sobre. Acompanhe suas #, a marcação e localização. Responda aos comentários e não perca uma forma sequer de gerar interação e engajamento.

PREPARADOS PARA ENTRAR EM CENA?

Agora chega de blá-blá-blá e vamos pra parte prática! Se liga nas peças criadas pelo timaço da Sensorial para campanhas de conteúdo e performance para a pré-copa desse ano.

Boa sorte pra você ou, como dizem os sábios, merda pra você! =)

No Comments
Post a Comment