Já ouviu falar em Geomarketing? Saiba como ele funciona I Agência Digital RJ
Antes de mais nada, precisamos ressaltar que o Geomarketing ou Marketing Geográfico não é uma campanha, ferramenta ou canal. Na realidade, ele é uma técnica de marketing baseada na análise de dados a partir do mapa geográfico. Por meio do Geomarketing, decisões relacionadas às vendas e às ações de comunicação são tomadas com mais precisão.
Você deve estar se perguntando como uma técnica que analisa dados a partir de mapas geográficos podem influenciar nas vendas de uma empresa, não é mesmo? Fique calmo, relaxe e esteja atento às informações que nós, da Sensorial, destacamos sobre o Geomarketing. Quem sabe esse seja aquele “empurrãozinho” inicial para o sucesso da sua empresa?
Quando o Geomarketing surgiu?
Se você pensa que o Marketing Geográfico é apenas uma “modinha”, saiba que está muito enganado! Já na década de 1950 o Geomarketing era um termo citado em pesquisas relacionadas à definição de pontos de venda. Nessa época, ocorreu um grande avanço na industrialização mundial, gerando uma acirrada competição entre as empresas na disputa pelos mercados.
Mas, calma! O Geomarketing não é um assunto do vovô. Prova disso foi o boom que essa técnica obteve a partir da década de 1990. Nesse período, houve um intenso desenvolvimento das tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A partir de então, os computadores passaram a processar os dados com mais agilidade, oferecendo praticidade na utilização de mapas de satélites digitais e tornando o Geomarketing necessário na definição de estratégias de marketing das empresas.
Para que ele foi criado?
A própria forma como o mercado se estruturou no século XX fez com que a alta produção e a comercialização de produtos e serviços de qualidade não fossem suficientes para atender aos desejos do público. Foi então que as empresas passaram a ficar mais atentas aos hábitos dos consumidores. Por meio de pesquisas de mercado e de técnicas como o Geomarketing, as organizações conseguiram expandir e diversificar seus canais de distribuição. Adequando seus produtos e serviços aos interesses dos clientes.
Como utilizar o Geomarketing?
Geotargeting
Sendo uma das principais maneiras de se utilizar o Geomarketing, o Geotargeting é a uma estratégia usada para segmentar públicos de acordo com a localização.
Imagine você, meu querido, se pudesse segmentar o seu público de acordo com o país, a cidade ou, até mesmo, o bairro onde ele está presente. Pois é, essa seria uma mão na roda para de definir o ponto de venda ideal para a promoção do seu negócio, certo?
Achou complicado? Bobagem! Na internet, existem diversas plataformas que operam com critérios de segmentação geográfica: Google Adwords, Facebook Ads, entre outras ferramentas que coletam os dados a partir do endereço IP do usuário.
Sites personalizados
Quem nunca ficou intrigado ao acessar um site e receber a notificação perguntando se deseja ativar o localização, né? Ok, mas para que isso serve? Para te oferecer conteúdos personalizados, meu caro! Sabendo o local exato onde você está, o Geomarketing identifica assuntos de seu interesse e lhe apresenta.
Check-in
Nas redes sociais, o Geomarketing atua por meio de diferentes recursos, sendo o check-in uma das principais formas de se obter a localização precisa do usuário. Mentalize uma situação em que alguém faça o check-in em sua empresa. Com essa possibilidade, você consegue oferecer a essa pessoa ofertas, brindes e produtos personalizados.
Por mais que check-in seja uma ação voluntária do cliente e não da empresa, você pode desenvolver mecanismos que induzam o consumidor a registrar a localização. Uma das maneiras é investir na experiência do usuário no seu estabelecimento.
Meu amigo, se você chegou até aqui e acha que Geomarketing é uma ferramenta banal, peço que cheque se a sua empresa anda bem das pernas. Mesmo que o seu negócio seja online, definir o target por meio da localização é fundamental para o desenvolvimento completo do seu empreendimento.