(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Rock in Rio 2019: o festival do marketing

Rock in Rio 2019: o festival do marketing

O Rock in Rio 2019 chegou ao fim e como já é de praxe, as ações envolvendo o festival deram o que falar. Desde 2011 o evento vem atraindo a atenção não só dos amantes de música, mas também de grandes marcas e patrocinadores. E se tem algo que vem sendo MUITO bem trabalhado durante todo o festival, é o marketing nas mídias digitais. Já que é assim, vamos falar um pouco sobre as ações realizadas para promover empresas e o evento em si. Continue lendo porque tem uns bizus bem bacanas. 

PEPSI – PODE SER ÉPICO

Vamos começar falando das edições passadas. No Rock in Rio de 2015, a Pepsi promoveu a campanha “Pode ser Épico” especialmente para o festival. A hashtag #PodeSerÉpico foi levantada nas redes sociais e diversos usuários contaram suas experiências com shows e outros destaques do evento.

 

SKY – A MELHOR DEFINIÇÃO DO ROCK IN RIO

Já no Rock in Rio de 2013, a SKY traçou uma estratégia que conquistou o público do festival. A ação “Marcados pelo Rock” levou um estúdio de tatuagem pra Cidade do Rock e ainda contou com a presença de Ami James, um dos grandes nomes da Body Art Tattoo.

 

COCA-COLA – QUANTO MAIS ROCK, MELHOR!

Ainda falando sobre o Rock in Rio de 2013, a gigante Coca-cola lançou um aplicativo inédito, exclusivamente para promover o festival. A Ação focava em ouvir música através da latinha. O usuário baixava o aplicativo Coca-cola Zero Música disponível para android e IOS, escaneava a sound wave nas embalagens de 350ml ou 600ml e assim tinha acesso às playlists exclusivas. Ao todo, eram sete estilos musicais para ouvir no celular ou tablet. Sendo eles Metal, MPB, Rock, Pop, Clássicos, Eletrônico e Hip Hop.

 

TRIDENTE – CABINE ESPECIAL

No tão falado Rock in Rio de 2011, onde foram inclusos o Axé e o Pop dentre as atrações principais, a Trident propôs a sensação de ser uma estrela do rock por um dia. Nesta ação, a Cabine Trident consistia era uma cabine inspirada nos telefones públicos de Londres. Lá dentro, o visitante podia gravar mensagens e compartilhar com o mundo inteirinho através das redes sociais. Na cabine também foi possível tocar uma espécie de guitarra invisível. As performances registradas em vídeo foram compartilhadas no canal Trident Brasil, no YouTube.

HEINEKEN – AÇÃO PARA O EXPECTADOR DA POLTRONA

Voltando para o Rock in Rio de 2015, a Heineken traçou uma estratégia sensacional para quem não pode curtir os shows pessoalmente. Quem estava acompanhando a transmissão do festival pela tv ou internet, podia fazer um pedido de música para a banda, ao vivo. Para isso, bastava usar a hashtag #heinekenplay. As faixas mais pedidas no Twitter foram projetadas durante os shows, em telões. A interatividade deu tão certo que no Rock in Rio de 2017 eles implementaram a ação novamente. Bacana, né?!

 

ABRINDO PORTAS PARA OS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Em 2017, a sétima edição do festival contou com patrocinadores já antigos da casa e também com novas figuras, como Doritos, Prezunic (que locou um supermercado na Cidade do Rock) Tinder e etc. Também houve ampliação de espaço. A nova Cidade do Rock que agora é no Parque Olímpico, comportou novas opções de entretenimento. Dentre uma delas, o palco Digital Stage, que recebeu os influenciadores digitais Whindersson Nunes, Christian Figueiredo, Mr. Poladoful e Felipe Castanhari. A ideia foi trazer o melhor do mundo virtual para um palco real, segundo a organização do evento.

SADIA CURTINDO COM OS SALAMITOS

O Rock in Rio 2017 foi cheio de reinvenções. As ações com games e o misto do real com virtual marcaram o evento. A Sadia contou com um espaço exclusivo, bem pertinho do palco Mundo, onde o público pode participar de uma ação bem legal e interativa. O espaço, que lembrava um estúdio de música, teve a reprodução virtual de uma banda de Salamitos, que interagia com os participantes. A performance foi registrada pelos promotores e enviada aos participantes, através de Whatsapp ou email.

Bom, galera, aqui encerramos mais um textinho maroto. Esperamos que tenham gostado e quem sabe as ações citadas sejam uma inspiração para novas e grandes estratégias? Tomara que sim. Nos vemos numa próxima. Até! 😀

RiR 2019 COM UPGRADE

Na edição deste ano podemos encontrar patrocínios já antigos da casa, como Coca-Cola (#VAINOGAS), Doritos, Sky e Heineken, e também figurinhas novas, como a Natura, que inclusive, veio como uma proposta iradíssima. Intitulada como “Nave, Nosso Futuro É Agora” e localizada no velódromo do Parque Olímpico, a experiência é ouvir música com auxílio de máquinas de aromatização, promovendo equilíbrio e #goodvibes.

Um rolé bem bacana, é que a Natura em parceria com a Heineken, se comprometeram com a reciclagem de 2,5 milhões de copos durante o Rock in Rio. Atrações mais radicais como roda gigante, montanha russa e tirolesa seguem firmes e fortes. A Olla quis inovar de uma forma mais… caliente. A marca de preservativos levou para o festival a ideia do “A Fila Anda”, fazendo do seu stand um aplicativo de relacionamentos, onde os candidatos podiam entrar numa cabine e ficar juntos por até 30 segundos. Uh la la…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, galera, esperamos que tenham gostado e quem sabe as ações citadas sejam uma inspiração para novas e grandes estratégias? 

Nos vemos numa próxima. Até! 🙂