(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Pai, quero ser streamer!

Pai, quero ser streamer!

Você conhece esse cara aqui?
Antón Castillo | Far Cry Wiki | Fandom

Não, ele não é Gus Fring de Breaking Bad. Ele é Antón Castillo, o novo vilão da série de games Far Cry 6. É isso aí, o grande astro de Breaking Bad vai ser um novo vilão, desta vez na franquia Far Cry 6 de videogame.

Isso dá pra gente uma ideia do tamanho da indústria de games hoje. Em 2019, ela faturou em torno de U$ 140 bilhões. Para fazermos uma comparação, no mesmo ano, a indústria de cinema fatourou em torno de U$ 40 bilhões. A da música, U$ 15 bilhões. Ou seja, atualmente, a indústria de games fatura o dobro que as de cinema e música juntas.
Outro ponto interessante é que até ano passado, o filme que tinha mais dado lucro era Avatar, de James Cameron, em torno de U$ 2,7 bilhões, arredondando. O último filme da franquia dos Vingadores, em 2019, passou um pouco, chegando em U$ 2,8 bilhões, também arredondando.

Isso não é nada! O jogo GTA V já faturou até hoje U$ 6 bilhões. Só nos três primeiros dias de vendas, faturou U$ 1 bilhão. Falo de um jogo, não de uma série, que são vários títulos da mesma franquia. Call of Duty – uma série sensacional – por exemplo, somada, já deu um lucro de aproximadamente U$ 19 bilhões. E o Fortnite? O terror dos papais – me incluindo – faturou quase U$ 2 bilhões, só em 2019. Isso porque é gratuito, não se paga pra instalar. Você só compra os itens dentro do jogo, como skins, armas e outras coisas.

Obviamente que os gigantes online vão se movimentando. A Amazon já fez esse movimento há um tempo atrás, comprando o Twitch em 2014 – o Twitch hoje é a maior plataforma de streaming de games. O Facebook acabou de anunciar o Facebook Gaming, uma nova plataforma deles de streaming. A Microsoft nem se fala, é a dona da Xbox. E o Google, do Youtube. Tem ideia de quantas pessoas estão fazendo streaming de games diariamente, o tempo inteiro?

Sou pai, se você for pai ou mãe como eu, não se assuste se fizer aquela clássica pergunta “o que você quer ser quando crescer, filho?”, e ele responder que quer ser streamer, jogador profissional de videogame ou desenvolvedor de jogos. Não se esqueça que é uma indústria que fatura U$ 140 bilhões e a previsão para 2025 é em torno de U$ 250 bilhões. Ou seja, não para de crescer.

Gustavo Pedrazza – CEO na Sensorial Web House