O que esperar de 2020?
Você estava entregando mais um job quando PAH, se deu conta de que o ano acabou!
É num piscar de olhos e muita produção de conteúdo que entramos em 2020. Como assim, já? Já, até porque a premissa você conhece: o marketing digital está em constante transição e mesmo que ainda não tenhamos entrado oficialmente no ano seguinte, as estratégias estão mudando junto com comportamento do consumidor também. Falando nisso, você sabe me dizer o que tem notado de diferente no universo do seu consumidor?
A verdade é uma, quando se trata de novas estratégias, não existe uma linha de chegada ou necessariamente uma data específica. Se você tem se mantido por dentro do assunto, já pescou alguns dos bizus da vez. Se você cochilou e perdeu o bonde, vamos dar uma ajudinha comentando sobre as principais tendências e expectativas que 2020 nos reserva, aliás, elas podem já estar rolando nesse momento.
Para mandar bem em 2020, o que você fez em 2019?
É nítido como cada rede social mudou em alguma coisa. O Facebook por exemplo, trouxe à sua plataforma um espaço reservado para encontros e relacionamentos, a aba chamada “namoro”, o Instagram tirou a visibilidade das curtidas como uma forma de tornar o seu espaço mais saudável e o Whatsapp junto ao Youtube, se tornaram uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, segundo pesquisa We Are Social em parceria com a Hootsuite.
Você provavelmente precisou ajustar o conteúdo e direcionamento dos anúncios de acordo com cada rede social. Não dá mais para dialogar da mesma forma em todas as redes, não é mesmo? Cada vez mais é necessário explorar novas formas de conversão e se desprender de vez apenas dos likes (insira aqui bom poder argumentativo para explicar isto ao seu cliente). Se você já está nesse caminho, precisará continuar com um olho no gato e o outro no peixe para obter resultados ainda melhores. Afinal, se tem uma coisa que 2019 nos ensinou, mais uma vez, é não nos mantermos parados e aproveitarmos o terreno fértil de construção de relacionamentos entre público e marca.
Diga “Olá, Siri” ou “Ok, Google”, vamos otimizar?
Busca por comando de voz já é uma realidade, não só pelos dispositivos mobile como também pelos físicos como o Google Home. E, segundo o próprio Google, até o fim de 2020, 50% das buscas deverão ser realizadas por voz. É necessário pensar no SEO do seu site/blog concentrando-se em palavras-chaves que possam ser termos comuns buscados por voz.
Vamos aproveitar e lembrar que Edney Interney Souza um dos líderes palestrantes do RD Summit, o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, mencionou a pesquisa por voz como tendência importante a ser considerada no ano que chega. Ele reforçou a necessidade de pensarmos e otimizarmos conteúdo pensando nessa demanda. Se coloque no lugar do usuário, o que ele pode estar procurando? que perguntas e problemas básicos podem ser resolvidos com o seu conteúdo.
Atendimento por chats/chatbots para já!
O uso de chats já deve fazer parte do seu dia a dia, afinal uma das formas de conversão mais utilizadas é para o Whatsapp. Usar chatbots nas redes sociais, pode te ajudar na questão do timming do atendimento assim que um cliente em potencial busca pelo produto. Já sabemos como isso é decisivo para a conversão dos seus leads, por isso, caso você ainda não esteja inteirado sobre o assunto, não marque mais bobeira, invista na comunicação deles e explore cada vez mais suas funcionalidades. Os usuários das redes sociais têm pressa, quanto mais rápido ele for atendido, melhor. E pelo que tudo indica, o ano de 2020 pode dar upgrades para facilitar esse diálogo, na Índia o aplicativo já permite transação financeira.
Podcasts, podcasts e mais podcasts!
Se você não se habituou ao universo dos podcasts, então é melhor começar a desbravá-los agora. Os podcasts fincaram sua bandeira no ano de 2019 e podem oferecer muito valor para a sua marca. É uma forma de produzir conteúdo nada massivo e de alto alcance viral. Hoje em dia as pessoas ouvem podcasts enquanto fazem diversas atividades do dia a dia, afinal os dias são curtos para as tantas atividades do ser humano moderno. Ter o seu próprio podcast é construir autoridade sobre um assunto e estar presente de forma mais sútil na vida das pessoas.
Gary Vaynerchuk, uma das atrações de peso do RD Summit 2019 tocou no assunto Podcast também. Conhecido por prever tendências, ele explica que o formato é uma ótima opção para gerar conteúdo sem parecer que sua empresa está pedindo algo em troca, o que atinge muito mais facilmente as pessoas.
Transparência e humanização no Marketing: já estava na hora!
Essa é a tendência que nós Sensorianos, já estamos enxergando do nosso navio faz um tempo e talvez você tenha notado nas nossas redes sociais: humanizar o conteúdo que se produz = dialogar melhor com seus clientes.
Foi-se o tempo que serviços e produtos deveriam prometer o mundo às pessoas, elas estão cada vez mais fugindo dessa abordagem quadrada e com cara invasiva. Afinal, quem se sente confortável com um vendedor engravatado batendo em suas portas digitais o tempo inteiro? Acompanhar as linguagens que estão utilizando é o dever de casa para 2020, principalmente as gerações atuais. Isso vai ajudar com que se estabeleça uma identificação, peça primordial para ela achar o seu produto o certo para ela. Fora o fato de que mostrar o outro lado de uma marca, como por exemplo quem produz, como produz, quais são os valores, como nasceu, como se posiciona no mercado, transmite transparência e pode ser um fator decisivo para conquistar o grande público. Quanto mais próximo e com menos cara de “empresa” você for, mais facilmente penetrará no universo das pessoas em suas timelines.
Explore nossas dicas e acima de tudo, esteja mais do que nunca online nas redes sociais. Agora é só manter o olhos atentos, mangas arregaçadas e senso de criatividade aguçado, contamos com vocês produzindo muito em 2020.
Jornalista. Amante de porquinhos da índia, leitora voraz de suspense, tem como memes uma religião, na vida é 50% bons drinks, 50% séries e filmes.