O início do mundo digital
O inicio da era digital: a rede mundial de computadores teve seus primeiros passos na década de 60, a partir de um projeto militar norte-americano em meio a Guerra Fria. O objetivo do projeto era descentralizar a comunicação e armazenar dados sem o risco de destruição por bombardeios.
No Brasil, em 1989, chegou a Bitnet (Because It’s Time Network), conectando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ao Fermilab, nos Estados Unidos. Em 1991, o acesso ao sistema foi expandido nacionalmente às instituições educacionais e de pesquisas, além de órgãos do governo. Também nesse período, o britânico Berners-Lee criou a World Wide Web (www), impulsionando o desenvolvimento de centenas de páginas na internet.
1994 – O Nestscape e o inicio da era digital
Em 1994, surge o Netscape, um marco do inicio da era digital, um dos navegadores web mais utilizados da história da internet, posteriormente superado pelo Internet Explorer, da Microsoft. No ano seguinte, no Brasil, foi liberado o provedor de acesso privado à internet, permitindo a operação comercial. Teve início a venda de assinatura de acesso à redes por meio de provedores. Sites de notícias, e-mails e salas de bate-papo foram os itens mais popularizados nesse início. Com a velocidade ainda bastante reduzida, algumas páginas demoravam cerca de 15 minutos para serem carregadas.
O Google nasce oficialmente em 1998. No ano 2000, já haviam 360 milhões de internautas na rede mundial de computadores. Hoje, com quase 3 bilhões de usuários, a internet é sinônimo de interatividade e evolui cada vez mais. Repleta de conteúdos, a rede mundial de computadores proporciona acesso à diversas culturas, pessoas e marcas, seja por meio de desktops ou mobiles.
Quer redescobrir mais um pouco do passado? Acesse o site WayBack Machine e confira como eram as principais páginas da internet anos atrás!
https://sensorialbr.com | Agência de Marketing Digital | Rio de Janeiro