Nova página do Google e a sua experiência de busca | Agência Digital RJ
Saiba tudo sobre a nova versão do Google para o mobile e como isso muda a experiência de busca para o usuário.
Desde 1996 que o Google não faz uma mudança drástica na sua página inicial. Foi nesse ano inclusive que ocorreu o lançamento da homepage que tornou-se uma das urls mais acessadas do mundo.
Agora eles dão um novo e grande passo no que promete ser a mudança na forma como os usuários navegam (e interagem) em seu site. A ideia é criar mais dinamismo, o que realmente desejam aqueles que acessam o smartphone, como também proporcionar um ambiente personalizado, facilitando a busca de acordo com as preferências de cada usuário.
Mas a novidade não pára por aí. Se pensarmos no impacto dessa mudança, não há como ignorar a necessidade de se repensar o consumo da informação.
Como essa mudança irá alterar o consumo da informação?
Se antes digitávamos o que estávamos buscando na barra de endereços do Google, esse hábito abre espaço para que o usuário busque o que interessa por meio do seu feed. Basicamente, o caminho de procura será estreitado e os usuários serão estimulados a interagir com os conteúdos já disponíveis.
Não tem jeito, isso com certeza irá mudar também a forma com as grandes empresas se posicionam na web e como elas farão para que suas marcas sejam encontradas e visualizadas.
Então o Google está buscando maneiras de manter os usuários em seu site em vez de direcioná-los?
Sim. Da mesma forma que outros sites buscam ser relevantes, o Google está procurando seu espaço e incentivando os usuários a utilizarem seus serviços como a possibilidade de fazer até mesmo reservas em hóteis sem abandonar o domínio.
E o como será esse meu feed do Google?
O usuário será capaz de personalizar e variar o tipo de conteúdo que busca segundo interesses e localização também. Sem falar que o próprio Google irá enviar padrões fruto de sua análise do comportamento dos usuários.
Dê uma olhada:
Como customiza esse feed do Google?
Você pode definir preferências sobre climas, esportes, entretenimento, bebidas e comidas. Fora isso, é possível gerenciar de maneira mais específica por meio da barra do perfil escrito “Personalizar”.
Para completar toda essa experiência que se assemelha a uma rede social, o Google adicionou o ‘botão de seguir’ nos resultados das buscas. A ideia é facilitar com que os usuários selecionem outros temas como lugares, voos, viagens, estacionamentos e etc.
A novidade por enquanto está disponível na versão mobile dos EUA. Mas será em breve estendido para outros países e para versão desktop. (= é só esperar.