(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

MARKETING PERSONALIZADO: COMO E ONDE FUNCIONA

MARKETING PERSONALIZADO: COMO E ONDE FUNCIONA

Fala, galera linda do meu Brasil!

E aí, ressaca pós-Carnaval tá batendo, né? Há rumores de que em alguns/muitos corpos o glitter encontra-se resistente para 2019 (risos). Brincadeiras à parte, hoje voltamos com mais um tema tilindo pra vocês. Bora bater um papo sobre Marketing Personalizado? Entender como ele funciona e onde? Demorô, rola pra baixo e vamos nessa.

Bom, ainda falando sobre o nosso texto de Tendências em Marketing Digital para 2018 (se não leu, leia aqui ó), lá fizemos um breve resumo do que se trata o Marketing Personalizado. Sabemos que essa é uma estratégia atemporal, porém, resolvemos citá-la em nosso artigo pois acreditamos que muitas técnicas de produção e distribuição de conteúdos ainda são feitas de forma automatizada.

Já a proposta do Marketing Personalizado vai na contramão dos processos engessados. Funciona como uma estratégia a mais para segmentar o público, levando em consideração diferentes aspectos como quem são, onde estão e como acessam o conteúdo.

Imagem inline 2

DESBRAVANDO O TESOURO

Entendeu bulhufas (beijo vó) do que foi dito acima? Calma e respira. Vamos responder as perguntas mais comuns a respeito do Marketing Personalizado.

Imagem inline 1

1. O que é Marketing Personalizado? 

R: Uma estratégia cujo o foco é segmentar o público-alvo correto para uma empresa, produto ou serviço.

2. Como o Marketing Personalizado pode interferir na gestão do meu negócio?

R: Esse método permite que os processos sejam mais descomplicados e evita um retrabalho. A vantagem de segmentar através do Marketing Personalizado é o poder da customização. Seu cliente não finalizou uma compra? Envie uma mensagem oferecendo um desconto para que ele feche o negócio. Assim, sua empresa irá se sobressair mediante a concorrência.

3. Onde implementar o Marketing Personalizado? 

R:  Campanhas de Trending, inbound, email marketing e conteúdo são alguns exemplos. Ah, vale ressaltar que vale tanto pra marketing off quanto pra marketing on.

HUM… FALA MAIS!

O que aprendemos até agora? Que o Marketing Personalizado consiste em oferecer para cada um dos leads e clientes um tratamento único. Assim, há mais chances de você trabalhar com a comunicação que melhor se adequa ao seu negócio.

Vamos falar de exemplos atuais!

NUBANK 

O banco digital Nubank certamente é uma marca que vem se destacando e se mostrando revolucionária no mercado. A empresa aposta em uma comunicação mais jovem, cria uma relação de amizade com seus clientes. É uma postura que vai contra aos concorrentes do mesmo segmento.

A linguagem mais descolada neste caso é 100% viável, visto que 80% dos clientes do Nubank têm menos de 36 anos. Uma ação que além de bacana também é bem vista pelo público, são as famosas cartinhas escritas a mão e acompanhadas de um mimo.

A imagem abaixo é mais uma prova de que mesclar marketing off com marketing on pode gerar um resultado incrível quando bem estruturado.

Imagem inline 3

SPOTIFY

Quando o assunto é campanha global, descolada e que fala diretamente pro jovem do século XXI, o Spotify, digamos assim… ARRASA no Marketing Personalizado.Primeiro teve aquele mote de “Valeu 2016, foi bem esquisito!” em que a marca colheu dados um tanto curiosos de seus usuários e os espalhou em outdoors pelo mundo.

Abaixo alguns -maravilhosos- exemplos:

Imagem inline 2
Quem nunca, né? Rsrs. 
Imagem inline 3
De praieiro e louco todo mundo tem um pouco.
No finalzinho de 2017, a líder mundial em streaming de música novamente surpreendeu. A campanha “Pra 2018” teve como objetivo estimular os usuários a fazerem planos inusitados pro próximo ano. E novamente com base nas métricas.
Imagem inline 1
Ai, ai… malas de Geddel…


NETFLIX

Claro, óbvio, sem sombra de dúvidas que não podíamos deixar a Netflix de fora dessa lista. A marca conhece muito bem a linguagem do consumidor, tanto que tem sido referência pra muito social media de plantão. Isso reforça e muito a importância de aplicar o Marketing Personalizado também nas redes sociais, não só em campanhas.Interação apropriada, uso correto de emojis, respostas divertidas e “conhecimento” de memes são alguns itens que garantem uma ótima relação com o público.

Imagem inline 4

Sobre pautas importantes na firma.

Imagem inline 5

Maratona de quem preenche mais planilhas em menos tempo. 

POIS BEM

Então, gente bonita e bacana, vamos recapitular umas coisinhas que definem tudo o que falamos até agora? Se liga!1. Recomende para o seu público produtos e serviços que ele -ainda- não conhece – isso é o retargeting ligado ao Marketing Personalizado. Anota aí: não é sempre que os clientes estão afim de serem lembrados sobre produtos ou serviços que eles já conhecem.

2. Interaja com o seu cliente – 
uma coisa que sempre reforçamos aqui, independente da estratégia abordada é: crie um canal de relacionamento com o seu público. Além de fidelizar os seus clientes, sua empresa assume uma postura mais humanista, o que é indispensável hoje em dia.

3. Tem produto, serviço ou evento que possa interessar o seu público? Notifique-o! –
 mas, tenha o cuidado com os detalhes. Não vá mandar uma mensagem oferecendo algo que o cliente já obteve.4. Conheça seus clientes. Conheça seus clientes e conheça seus clientes –

sim, isso ainda é uma tarefa muito complexa para determinadas empresas, pois muitas tem uma visão superficial do seu público. A empresa X sabe que seus clientes gostam de batata. Mas que tipo de batata? Frita? Corada? Rústica? Não limite o seu público, procure entender suas variáveis.

Imagem inline 7
Estopinha curtiu as dicas.

HORA DE DAR TCHAU

E aí, gostaram do nosso bate-papo de hoje? Esperamos do fundo do corê que essas dicas sejam muito relevantes pra você que quer dar aquele upgrade na sua empresa. Seguindo as dicas certinhas, pode apostar que os resultados serão os melhores possíveis.

E se você está nos conhecendo agora, curte a gente no Facebook e nos segue no Instagram. Não vai se arrepender!

Bom, galera linda, é isso. Nos vemos no próximo artigo, fechou? Fechou! Bye 🙂

Imagem inline 6

No Comments
Post a Comment