LinkedIn: a rede profissional
Você sabe como usar o LinkedIn profissionalmente? Aprenda a gerar engajamento para sua marca na oitava rede social mais usada no Brasil e avalie se o LinkedIn é, de fato, uma boa estratégia para sua empresa. Bora?
Primeiro vamos de quiz: onde estão em massa os gatinhos fofos, os vídeos de receitas, os textões lacradores e quase todos os membros da sua família (incluindo a fofíssima da sua tia)?
Se você respondeu “Facebook”, parabéns! E onde ficam as fotos de mulheres e de homens saradões, os retratos good vibes, os vídeos de aplausos para o sol, as imagens de food porn e até mesmo as trocas de nudes? Isso mesmo: no Instagram.
Sigamos: em que lugar do universo on-line a gente fica sabendo de tudo o que acontece no planeta em tempo real, lê mensagens curtas de artistas e de celebridades, usa hashtags e espalha informação? Se a sua sugestão foi “Twitter”, palmas pra você! Você merece o título de melhor especialista do mundo. Pra terminar: em que parte das redes virtuais dá pra receber diariamente e em velocidade absurda uma porção de cumprimentos matinais acalorados, o famoso “bom dia”? É claro que é nos grupos de Whatsapp. Clap-clap! Ok. Legal. Congratulations.
Mas você já parou para pensar onde estariam os empresários, as vagas de emprego, o conteúdo com uma abordagem mais séria e as oportunidades de contato profissional? Essa é mais difícil… Ainda não? Calma que a Sensorial te ajuda.
Esse tipo de conteúdo mais profissional e essa interação mais corporativa só podem ser encontrados de forma expressiva em uma só rede social: o LinkedIn. Se você tem um negócio e pensou em criar ou nunca investiu em um perfil institucional da sua marca no LinkedIn, fique com a gente. Aprenda agora o que precisa para impulsionar sua empresa em uma rede social feita para o mercado.
“Relationships matters”
Esse subtítulo aí em cima é o slogan oficial do LinkedIn. Em tradução adaptada, a mensagem principal é tudo aquilo que você já ouviu sobre o mundo do trabalho: o tal do QI (Quem-Indica) importa. É esse o foco da rede social: conectar pessoas e empresários no mundo todo sempre com a perspectiva de desenvolver contatos profissionais. Por esse motivo, o LinkedIn se consagrou como uma rede B2B (Business-To-Business): na essência, serve para interação de “contatinhos profissionais”. É isso: contatinhos pro-fis-si-o-nais.
Com uma base de utilizadores de mais de 562 milhões de usuários e presente em mais de 200 países, é uma das redes sociais mais importantes do mundo. No início, o posicionamento do LinkedIn era funcional apenas para pessoas. Entretanto, com o passar dos anos e com a evolução da marca, expandiram-se as possibilidades de utilização de tal modo que hoje a plataforma aceita e incentiva a criação de Company Pages: perfis empresariais. E por que isso pode ser vantajoso para a sua empresa?
Pensemos juntos: o que há de relevante para você empreendedor na base de dados do LinkedIn?
- Perfis segmentados por áreas de atuação;
- Grupos profissionais com interesses em comum;
- Pessoas interessadas em conteúdo profissional, interessante e enriquecedor do ponto de vista do mundo dos negócios
Ou seja: terra rica pra você encontrar potenciais empresários interessados em contratar os seus serviços; trabalhadores especializados a fazer parte de sua equipe; oportunidades para estabelecer e para manter contatos relevantes entre público em potencial e sua marca; espaço para desenvolver relacionamento mais sério e mais transparente com o seu target.
Uma rede social sóbria: sem gatinhos, sem bebês fofinhos, sem tantos memes
WARNING: deixe os animais fofinhos, os nenéns engraçados e os GIFs da Gretchen de fora do LinkedIn se você quiser manter sua Company Page atual e interessante para os usuários da plataforma. Como já citamos, a rede social tem uma pegada mais corporativa. Isso não significa ser “careta” nem “ultrapassado”. É um desafio para as marcas, mas é preciso conquistar o público pela qualidade das publicações e não tanto pelos estímulos mais imediatistas do humor ou do drama. Por esse motivo, é fundamental que se invista em Inbound Marketing, o tal do Marketing de Conteúdo.
Fizemos uma lista de elementos que você precisa ficar atento para garantir o sucesso da conta corporativa do seu negócio no LinkedIn. Aqui estão eles:
- Invista no aprimoramento do SEO (Search Engine Optimization) de sua Company Page. Sim, pouca gente sabe, mas as técnicas de otimização de busca e de visibilidade do conteúdo de seu LinkedIn institucional contam bastante para que sua página seja facilmente encontrada. Por isso, é imprescindível trabalhar com SEO: palavras-chave, detalhamento de informações, conteúdo interessante e bem articulado etc.
- Compartilhe com frequência conteúdo relevante e se especialize em Inbound Marketing. Mantenha sua página corporativa atualizada e com publicações pertinentes para o seu público.
- Anuncie sempre que possível. As ferramentas de administração de anúncios do LinkedIn são mais detalhadas do que as de outras plataformas. Por exemplo, é possível segmentar o público por habilidade trabalhista, por cargos, por locais de trabalho, setor de atuação, tamanho das empresas, diploma, universidade etc. Use e abuse dessas possibilidades de contato.
- Analise as métricas e o desempenho das publicações. Com isso, você canaliza os esforços para o seu target. Identificar as postagens com maior engajamento e reconhecer as melhores estratégias de relacionamento com os potenciais clientes no LinkedIn é essencial para se manter relevante para os usuários.
- Crie personas (modelos de pessoas) com as quais a sua empresa que interagir. Com um público bem delimitado, é possível focar melhor a produção de conteúdo da sua Company Page para atingir especificamente determinado cliente em potencial.
- Use plug-ins e botões para direcionar pessoas para a sua Company Page no LinkedIn. Seja no site oficial da sua marca ou seja nas redes sociais, tente levar o seu cliente ou o visitante de seu conteúdo para seu LinkedIn corporativo.
Nos cases abaixo, por exemplo, pensamos em como construir conteúdo relevante para nossos clientes no LinkedIn – dentro do contexto editorial da empresa. Para uma seguradora compartilhamos o programa de reconhecimento interno, instigando os seguidores a investirem em comunicação interna. Nas últimas duas peças, produzidas para uma empresa de cursos de direção defensiva, trabalhamos informações ligadas à direitos trabalhistas e dialogamos diretamente com empresários, para investirem mais em sua frota.
O LinkedIn em dados: credibilidade a favor do seu negócio
Se é credibilidade que você quer para a sua empresa, esteja no LinkedIn. O estudo mais recente sobre a percepção do LinkedIn para os usuários atesta que 70% dos utilizadores apontam a rede social como um “canal confiável” para acesso e consumo de conteúdos profissionais. As informações são da Millward Brown Digital e LinkedIn. Outra informação importante: 94% dos profissionais de marketing Business-To-Business usam o LinkedIn como distribuidor de materiais produzidos.
Além disso, no ano passado, a LinkedIn divulgou dados que apontam para o aumento na média de visitas por usuário: +142%. O tempo de navegação médio também aumentou em 59%: as pessoas gastam cada vez mais tempo se alimentando dos dados da plataforma.
É hora de falar em orçamento: quanto investir?
É hora de mexer no bolso e de tocar em um tema difícil, principalmente para pequenas empresas. Quanto investir? É difícil estipular um valor específico porque cada campanha tem objetivos e metas diferentes.
Realmente os preços no LinkedIn são um pouco mais salgados quando comparamos com outras plataformas de anúncios online. Mas tudo tem um motivo: o público dessa rede social é bastante especializado, o que impacta diretamente nos resultados para seu negócio. Ou seja, atingir um cliente em potencial do LinkedIn é mais fácil e mais rápido (também mais caro) do que no GoogleAds, por exemplo.
O orçamento mínimo diário da plataforma é de R$ 20,00. Você pode apostar em anúncios de conteúdo patrocinado, textos publicitários (janelas de publicidade) ou e-mail patrocinado. Cada uma dessas ferramentas vai atuar de maneira diferente e vai impactar no seu orçamento final.
Fomos à plataforma para te informar exatamente o que o LinkedIn divulga como formas de cobranças.
- Custo por Clique (CPC): você paga quando as pessoas clicarem no seu anúncio. Utilize o CPC se desejar direcionar tráfego para o seu site ou gerar leads.
- Custo por mil impressões: você paga quando as pessoas visualizarem o seu anúncio. Escolha a opção de CPM quando seu objetivo for divulgar a marca.
- Custo por disparo: você paga quando mensagens de e-mail patrocinado forem entregues. Utilize o CPD para gerar leads qualificados ou participação em eventos.
Te convencemos sim ou com certeza?
Conte com a Sensorial e se mantenha relevante para públicos especializados
Uh! Você é um guerreiro. Se chegou até aqui, já está sabendo o quão importante é investir em um perfil corporativo para sua empresa.
Entra em contato com a gente que preparamos um planejamento bem detalhado para alavancar o seu negócio. Somos especializados em Marketing Digital e sabemos o que tudo o que você precisa para colocar sua marca no topo do LinkedIn.