INTERNACIONALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS: APRENDA COMO FAZER
Oi, pessoa bonita. Tudo bem? Vamos começar o texto com uma pergunta: o quanto você conhece de ferramentas que têm como objetivo a internacionalização de anúncios? Nadinha? Então bora bater um papinho sobre criar e direcionar campanhas para um público estrangeiro. Dá um clique aê!
Otimização do Idioma
Se comunicar com um público de outro país usando a língua materna é um erro que muitos anunciantes cometem. Criar anúncios em duas versões também é algo que acarreta muito trabalho e exige o máximo de atenção. Mas as coisas mudaram com a chegada de novas ferramentas para a internacionalização de anúncios (ufa, ainda bem).
Através de uma ferramenta de linguagem dinâmica, é possível que a empresa configure apenas uma campanha que será publicada com textos diferentes. Essa automação deixou muito profissional de Mídia feliz quando anunciada em novembro do ano passado. O Facebook se encarrega de exibir a versão que está de acordo com idioma que outrora foi definido.
Audiências em outros países
Em 2016 o Facebook liberou funções onde as empresas podem definir determinada audiência e assim encontrar um público alvo semelhante, só que vivendo em outro país. Porém, era necessário repetir todo o processo para cada país selecionado. Atualmente, o Facebook vetou a necessidade de refazer a ação, que podia demandar muito tempo. Agora é possível criar audiências similares de uma única só vez para vários países. Isto é, tornando as estratégias de internacionalização beeem mais práticas. Uhuul!
Público-alvo diversificado
Às vezes, na hora de aplicar o método de internacionalização em um anúncio ou campanha, as empresas não sabem ao certo especificar quais são as cidades que desejam anunciar. E assim acabam relevando apenas o tamanho da cidade.
Por intermédio da ferramenta Multicity Targeting, o Facebook permite fazer uma especificação da população mínima e máxima das cidades que se pretende atingir. Ah, nisso inclui-se também as cidades que automaticamente se encaixam no parâmetro.
Localizador de audiência internacional
As ferramentas citadas até o momento são ótimas para empresas que têm noções de audiência internacional que pretendem impactar. Porém, há negócios que não têm uma ideia clara. Para isso, o Facebook teve a ideia de criar o Cross Border Insights Finder, que compara dados de campanhas realizadas em diferentes países e também explora novas oportunidades. Através dessa ferramenta é possível selecionar um país que já está sendo anunciado e assim determinar novos objetivos para a campanha e segmento de negócio.
Com isso você verá uma lista de países em que anunciantes parecidos obtiveram um grande sucesso. Você pode comprar sua campanha com a deles. É possível selecionar até 11 países diferentes para realizar esta ação.
Barreiras: culturais e linguísticas
Antes de sua expansão, a empresa deve sempre analisar os possíveis empecilhos culturais e linguísticos da região em que pretende atuar.
A inserção do McDonald’s no mercado indiano é um exemplo de barreira cultural. Por que? Bom, na Índia, a vaca é tida como símbolo sagrado, portanto, maioria da população não consome carne bovina. Então, o que a rede de fast-food fez? Elaborou um cardápio exclusivo para o país. Mas, não acaba por aí. O idioma, que é o foco do nosso artigo, também foi um obstáculo a ser analisado.
Foi preciso pensar na necessidade de contratar profissionais da região e que os mesmos fossem hábeis para se adaptar aos processos de outro país.
OBS importantíssima: a forma de estruturar o site da sua empresa também é um ponto importante. Avalie as opções de tradução e até mesmo cogite produzir materiais em outro idioma. Ok?
E aí, curtiu? Levando em consideração que temos um público de 2 bilhões no meio digital, essas infos são super válidas e interessantes, né? Esperamos que tenha aprovado as ferramentas e que daqui por diante você explore, literalmente, novos horizontes.
Bom é isso! Beijos e: