Gerenciamento de Crise nas Redes Sociais: 5 passos para defender a sua empresa
Muita gente já se ligou (inclusive você), que a sobrevivência das marcas depende cada vez mais de um bom investimento em presença digital e um bom gerenciamento de crise nas redes sociais, e a situação está cada vez mais complicada para quem ainda insiste em negligenciar isso.
E por mais que você e sua equipe estejam fazendo um trabalho sagaz, tendo um bom feedback do público, é preciso estar preparado para eventuais problemas, como por exemplo o gerenciamento de crise nas redes sociais.
E como a gente sabe que na internet esse tipo de problema pode se tornar um verdadeiro pesadelo em um curto espaço de tempo, nós aqui da Sensorial separamos 5 dicas marotas de gerenciamento de crise nas redes sociais, para que você fique esperto e saiba lidar com isso sem se descabelar. Vamos lá?
Gerenciamento de Crise nas Redes Sociais – Monitorar é fundamental
Primeiramente, o monitoramento é extremamente importante. Não só no gerenciamento de crise nas redes sociais, mas também para que as coisas se mantenham sob controle. Afinal, é através dele que você tem como saber como anda a moral da sua marca. Então, não cometa esse erro grosseiro e invista em ferramentas para monitorar o Facebook, Twitter, instagram e blogs. Mesmo sendo uma regra básica e um tanto quanto óbvia, tem muita gente por aí dando bobeira não mensurando resultados.
Monte uma equipe para responder à crise
Dependendo da proporção do problema, monte um time que contenha pessoas e diferentes áreas. Além disso, é muito importante que a equipe tenha um bom conhecimento sobre o assunto, para que o gerenciamento de crise nas redes sociais seja feito o mais rápido possível e de maneira efetiva.
Lembre-se que nas redes sociais as coisas se espalham de um jeito assustador.
Não seja negligente quanto ao problema
O primeiro passo para executar o gerenciamento de crise nas redes sociais é reconhecer que o problema existe. Mesmo que a princípio não tenha ficado claro o que foi que gerou o caos. Então, não cometa esse erro. Pois no meio digital quanto mais o problema é ignorado, mais barulho ele tende a fazer.
Segmente as audiências
Para lidar de forma eficiente com o gerenciamento de crise nas redes sociais é preciso entender para quem a resposta deve ser direcionada. Como por exemplo clientes, sociedade, funcionários, imprensa, etc. Nesse caso a mensagem deve ser segmentada para cada público e para cada um deles no momento certo.
Contorne a crise na mesma rede social onde ela surgiu
Em suma, depois de estar preparado para um gerenciamento de crise, comece a resolver o problema na rede social onde ele surgiu. Se o barulho começou no facebook, é por ele que você deve dar início a resolução do incidente. E só parta para outras redes sociais, caso a crise tenha se instaurado por lá também. Não cometa de jeito nenhum o erro de levar a crise para outras redes sociais.
Esperamos ter ajudado de alguma forma com as nossas dicas de gerenciamento de crise nas redes sociais. Até a próxima. 🙂