Equipe de Marketing: você sabe como montar um time de sucesso?
Seja para pequenas, médias ou grandes agências, neste texto vamos debater alguns pontos importantes para formar uma excelente equipe de marketing.
Estamos sempre nos deparando com altos desafios no mundo dos negócios. São vários fatores que nos levam a várias incertezas, como concorrência cada vez mais acesa, lançamentos de novos produtos, queda nas margens de lucros, mobilidade e etc. As empresas necessitam de uma área de marketing totalmente estruturada e, acima de tudo, competente para passar por essas turbulências. Uma equipe que olha para um projeto com um visão estratégica bem apurada pode elevar os resultados dentro dos negócios. Uma boa equipe de marketing deve refletir seu sucesso logo na formação. Escolher profissionais capacitados para ocupar cargos que demandam posições estratégicas é algo que terá um profundo impacto nos resultados obtidos. Mas claro, esse processo envolve muito trabalho uma vez que trata-se de um grande desafio. Porém, é também algo que difere as equipes de nível altíssimo daquelas que se mantêm na média, apenas.
Como dimensionar uma área de marketing dentro da empresa?
Uma dica para avaliar a equipe é saber dividir atividades estratégicas desempenhadas dentro do marketing das atividades operacionais. É necessário dimensionar isso de forma clara. Pois, os perfis com experiência, devem trabalhar na maioria das vezes com funções estratégicas, deixando para os profissionais que estão em início de carreira as atividades operacionais. Identificar as ações a serem desempenhadas no processo de marketing e tempo que cada tarefa irá demandar serão necessárias para a realização delas.
Uma pessoa com o perfil de sênior deve administrar em média 70% das funções estratégicas e de alto grau de complexidade. Esse tipo de observação possibilitará uma estimativa correta da quantidade de perfis juniores, plenos e seniores que a sua equipe será capaz de comportar. Uma comparação pertinente que podemos citar é a de que os perfis juniores são responsáveis pela verificação de dados, os perfis plenos em converter os dados em informação, e os perfis seniores transformam a informação em conhecimento para a empresa fazer suas escolhas.
O que considerar antes de montar a equipe?
Antes de iniciar sua busca por bons candidatos e divulgar as vagas em aberto, é relevante considerar alguns pontos importantes que irão auxiliar na hora de montar a equipe. Isso evitará erros como contratar gente demais precipitadamente, algo que tornaria o processo bem complexo. Confira três dicas aos quais precisam de extrema atenção:
Porte da empresa.
A estatura da sua empresa pode ser tratada como um elemento decisivo tanto para mensurar o quadro de funcionários quanto para delimitar o perfil dos candidatos que possivelmente serão contratados. Ao mesmo tempo que empresas de pequeno porte necessitarão de um quadro de profissionais reduzido, empresas maiores devem optar por equipes mais completas e se possível, com especialistas atuando em suas respectivas áreas.
Desafios a serem alcançados
Você sabe quais as metas de marketing e vendas que a sua empresa terá de enfrentar? Sabe exatamente quais objetivos e metas terão de ser traçados para o um negócio de sucesso no futuro? Refletir sobre essas questões te fará entender os perfis de pessoas que o seu time precisará para atingir o que outrora o foi estipulado como meta. Ou seja, vai aprender também como fundir personalidades diferentes e captar seus estilos de trabalho. São aspectos que irão favorecer na busca pela diversidade exata para compor uma equipe capacitada.
Em que momento vale a pena terceirizar?
Contratar de imediato profissionais para trabalhar em tempo integral na empresa as vezes pode não ser a melhor saída. Em alguns casos, terceirizar os serviços de marketing pode ser mais vantajoso. Esse tipo de avaliação é bastante útil para equilibrar o que será aplicado internamente e aquilo que pode ser confiado aos parceiros uniformemente qualificados. Sendo assim, busque por um bom parceiro ao invés de um funcionário.
Como definir os membros da equipe?
Selecionar os profissionais certo para a sua equipe pode ser uma tarefa complicada, porém, também será uma experiência de grande aprendizado até que a formação se conclua. Para captar os perfis certos, confira alguns passos importantes:
Identificar os principais desafios de cada setor – Esta primeira dica é para te ajudar a definir com mais exatidão qual é o perfil ideal para preencher a vaga e buscar por ele com o propósito de lidar e solucionar os problemas que irão aparecer no dia a dia.
Construir um perfil ideal para candidato – Após definir os desafios de cada profissional e seu setor, monte um perfil preciso dos candidatos que vai recrutar. Assim terá um boa noção de como será quando a equipe estiver finalizada e com cada profissional em sua respectiva área.
Conheça os cargos que vai preencher
Esta é a fase que podemos chamar de “encaixando o quebra-cabeça”. É importante que você conheça bem todas as demandas de cada vaga para a qual vai contratar e saiba escolher os melhores candidatos para compor um time de sucesso na sua empresa.
Planeje um processo de seleção
É bem melhor planejar um processo seletivo antecipadamente do que começar sem um caminho definido. Além de evitar grandes dores de cabeça, passará uma imagem de credibilidade e seriedade da sua empresa. Assim, somente pessoas que sejam qualificadas para a vaga serão atraídas, o que aumenta as chances de ótimas contratações.
Como devo qualificar minha equipe?
Mesmo após finalizar a contratação, ainda há muito trabalho pela frente. Trabalhar na área de marketing exige constante aperfeiçoamento profissional. Mas, como assegurar que seus funcionários estejam atualizados de acordo com os perfis do mercado? A resposta está nestas quatro ações:
Feedback frequente
Um ponto extremamente necessário dentro de qualquer equipe e que tem de partir do líder, é o feedback. Sendo assim, não ignore a importância de dar e receber retornos dos membros de sua equipe. Fazer desta troca de informações um hábito, só contribui para o crescimento profissional e pessoal do seu time. E também, cria-se um ambiente mais motivado para alcançar metas que outrora foram propostas.
Prospere uma empresa colaborativa
É bem comum que alguns líderes promovam uma certa competição interna, assim acreditando que obterão os melhores resultados. Mas eis que, a colaboração é o melhor caminho. Profissionais que aprendem uns com os outros acabam adquirindo aptidões que talvez não fossem capazes de conseguir sozinhos. Estar num ambiente colaborativo onde há constante troca de experiências e ideias, faz com que várias habilidades sejam impulsionadas no dia a dia.
Invista na sua equipe – Invista em certificações, treinamentos e eventos que estejam ligados a noções que a sua equipe necessita ter e entender. Esta é, sem nenhuma dúvida uma ótima forma qualificar o seu time. A chance de estar aprendendo a respeito de temas que são totalmente relevantes para o cotidiano dos profissionais, fará toda a diferença para formar uma equipe de excelente nível técnico.
Incentive a produção de conteúdo – A produção de conteúdo é outra ótima opção para qualificar o seu time. A produção regular de conteúdo se torna mais necessária para atacar com sucesso as questões de marketing do seu negócio.
Quais são os principais cargos para uma equipe de marketing?
Como já falamos acima, o tamanho da empresa determinará o quadro de profissionais. Sendo assim, a equipe pode ter poucos ou muitos profissionais. Para entender melhor, vamos analisar algumas vagas que podem ser preenchidas na sua empresa:
Analista de SEO
Um analista de SEO deve conduzir o desenvolvimento das estratégias da empresa. E também deve buscar, sempre, por oportunidades que a deixem melhor. É também indispensável estar atento às últimas novidades que compõe a área de marketing. Conhecer de métricas de SEO e auxiliar nas equipes de conteúdo são outras tarefas inseridas no cargo.
Analista de otimização e conversões
Cabe ao analista/gerente de otimização e conversões o gerenciamento de todos os testes de marketing, usados para aumentar a taxa de conversões por meio de um funil de vendas. Alguns dos conceitos que este profissional precisa ter conhecimento para crescer o gerenciamento de leads são formulários, landing pages, botões de call-to-action, dentr outros.
Analista de desenvolvimento web
O analista de desenvolvimento web deve manter o site e blog da empresa funcionando perfeitamente. E também, realizar atualizações e manutenções quando for necessário. Precisa saber dos princípios avançados de design e dar auxilio as equipes de conteúdo, redes sociais e etc.
Analista de redes sociais
O analista de redes sociais tem o desafio de compreender como caminha a imagem da empresa nessas plataformas. E também o engajamento com o conteúdo que vem sendo produzido. Deve visar o crescimento de conversões através desses canais.
Gerente de marketing de conteúdo – Para o gerente de marketing de conteúdo fica a a tarefa de estruturar um time de profissionais e que sejam responsáveis pela produção de conteúdo e também manutenção do blog. É importante ligar essas ações às metas da empresa, como aumentar vendas e gerar leads.
Evite problemas
Dê atenção ao conteúdo
Outro ponto de debate extremante necessário é, se o seu time possui duas pessoas para email marketing e apenas um criador de conteúdo que também assuma o papel de social media, pense que não está investindo o bastante para o estágio de atração. Sendo assim, as suas próximas contratações devem estar totalmente focadas em topo de funil. Lembre-se, quanto mais conteúdo relevante o seu time produzir, mais eficiente será a condução de tráfico para o seu site. E maior será a base de seguidores que eventualmente irão se convertem em clientes. Isso sem nunca descuidar da qualidade dos conteúdos.
Não importa se a sua equipe de marketing é reduzida. Esteja focado em criar a sua equipe de atração o quanto antes. O resultado a longo prazo do conteúdo é bem extenso. Esteja certo de que mais tarde poderá se arrepender caso ainda não tenha investido em conteúdo. Fazendo uma comparação, do mesmo modo você se arrependeria por não ter contribuído a uma poupança para casos emergenciais.
Conclusão
Para concluir, vale destacarmos alguns pontos tendo como base tudo o que vimos até aqui. É certo que o gestor de uma empresa sempre irá optar pelos melhores profissionais para que deem conta dos tarefas de maior demanda. Mas, nem sempre o profissional com maior qualificação será aquele que caiba no orçamento ou esteja disponível. Com o país em fase de instabilidade econômica, é de extrema importância fazer uma análise minuciosa dos profissionais que estão no mercado. Portanto, reveja seus planos. Esteja certo do que deseja alcançar. Opte por profissionais que estejam dispostos a trabalhar de acordo com a suas definições, mesmo que esses não tenham a bagagem que você gostaria.
Sucesso
Cada dia mais as empresas perdem bons profissionais por pecarem em algumas etapas de gestão. Presumem que o profissional eficiente seja o responsável por diversas funções. Logo, esperam que o mesmo se repita nos demais setores. A questão é que um colaborar pode, sim, ser muito competente em diversas funções. Porém, não em todas elas. Esse tipo de pensamento torna o ambiente de trabalho desgastante para o profissional. Sendo assim, lembre-se de ter empatica para com o seu time. Motive bons relacionamentos e boas atitudes. Monte um sumário com todas as nossas dicas para que ocorram menos falhas no processo de construção da equipe. Os resultados serão os melhores e totalmente positivos para o seu negócio.
Por: Brenda Almeida