Acertando no alvo: Como criar um conteúdo de qualidade
Como criar conteúdo de qualidade: se você procura maneiras de atrair visitantes para o seu conteúdo deve saber que para isso, não basta fornecer um algo original e de qualidade. Descobrir o que o seu cliente procura é uma das melhores estratégias de segmentação.
Entendemos por “criar conteúdo de qualidade” na maioria das vezes como um conteúdo que traga resultados para empresa. Mas e quando mesmo depois de árdua pesquisa e direcionamento o que foi produzido não parece atrativo suficiente para prender atenção dos visitantes? O que acontece é que não basta produzir os posts, seja para blogs ou rede sociais, buscando originalidade, apelo visual, entre outras metodologias. Para isso vamos te ajudar a colocar a lupa e analisar melhor que pode estar dando errado.
Como criar conteúdos de qualidade que tragam resultados?
A história todos já conhecem: uma boa equipe de conteúdo, textos e peças bem produzidas mas a empresa não consegue gerar leads e o cliente sente que está perdendo seu tempo e os recursos oferecidos. O que está faltando para que esse conteúdo alcance as pessoas? Muitas vezes é na metodologia que se encontra o problema. Há produtos que não funcionam para x mercado entretanto, funcionam para y mercado. É necessário mergulhar e descobrir o que a sua audiência consome e o que ela está procurando. Não adianta designar tamanho esforço se o propósito de todo o conteúdo terminar por não atingir seu público alvo. Nesses casos é importante mudar a estratégia e descobrir por meio do seu método, o que funciona para o cliente. Separamos algumas dicas chaves que vão te ajudar no entendimento e na concepção de criar um conteúdo de qualidade, lembrando que o melhor caminho para o aprendizado é sempre a prática.
Organize ideias em tópicos
Todas as ideias são válidas, até porque uma pode levar a outra. Isso vale para ideias originais como também para ideias que funcionaram com o concorrente e podem ser remodeladas e melhoradas para o seu cliente, funciona também como um caminho para descobrir aquilo que foi utilizado e não funcionou.
Pergunte e responda
Se atualmente temos a possibilidade de fazer perguntas aos buscadores como Google, é por meio de dúvidas que você pode descobrir ideias para o seu conteúdo. Há outras maneiras de descobrir o que as pessoas estão pensando como por meio de pesquisas de opinião, enquetes ou até mesmo um Hangout. Documente esse conteúdo para servir de base para posts em blog ou materiais educativos.
Use ferramentas para solucionar problemas
Outra maneira muito comum de entender o que as pessoas estão pensando é utilizando ferramentas de busca de palavras-chaves como o SEMrush, Keyword Planner e o Google Trends.
Deixe sua marca
Pensar em um tipo de abordagem diferente e original mesmo que aborde um assunto ou produto comum é uma maneira de obter aquele destaque. Nada como entregar um conteúdo de maneira única. Aproveite e complete com boas imagens, infográficos e até listas. Lembre-se: a internet está cheia de conteúdos iguais, criar a sua abordagem é uma maneira de ser melhor ranqueado nos sites de pesquisa também.
Aprender com a prática é fundamental se você procura investir em conteúdo. Fora isso, é observando e buscando que você conseguirá tanto melhor segmentar, como criar conteúdos que gerem resultados.
Por: Brenda Almeida