BBB20: a edição que nos dá uma aula sobre marketing de influência
É fato que a TV aberta é um dos meios de comunicação de maior alcance no país. Os programas que passam no horário nobre, mais ou menos entre 20h e 23h, têm o maior pico de audiência do dia e servem como uma vitrine para os telespectadores.
O Big Brother Brasil não é diferente e há anos segura um público gigantesco. Várias empresas fecham parcerias com o reality e alguns participantes se agarram à oportunidade para ganhar visibilidade. Inclusive, grandes nomes do entretenimento no Brasil vieram de lá, como Sabrina Sato e Grazi Massafera, que com tanto sucesso já até perderam o título de “ex-bbb”.
Entretanto, nos últimos anos o programa vinha sofrendo algumas quedas de audiência. Afinal, foram 19 edições e mais de 300 participantes, a fórmula já estava saturada. Pensando nisso, a emissora inovou e resolveu convidar famosos para fazer parte do elenco da 20ª edição. Deu tão certo, que cá estamos para discutir toda a repercussão e as ações de marketing envolvidas neste ano.
Entre os nomes escolhidos, além dos anônimos de sempre, tem youtuber, influenciadora digital, atriz, ator, cantora e até atleta. Alguns, sabendo da visibilidade, estão aproveitando o espaço pra tentar algumas estratégias e atrair ainda mais o público aqui fora. Vamos ver?
Bianca Andrade
Uma participante que deu o que falar foi a Bianca Andrade, do canal no YouTube conhecido como Boca Rosa. Ela é influenciadora digital e empresária, com uma linha própria de maquiagens, cuidados para a pele e cabelo.
Durante sua estadia no reality, Bianca usou aos domingos, dia de maior audiência do programa ao vivo, looks programados com sua equipe, que postava simultaneamente fotos dela feitas antes com a mesma roupa, maquiagem e penteado (usando os produtos de sua marca). Isso fazia parte de uma estratégia para divulgar sua linha de cosméticos.
Depois de ter sido eliminada, disse aqui fora que seu objetivo com o BBB era aumentar a visibilidade da sua marca, já que na TV estaria alcançando um público bem maior do que na internet. E foi um sucesso! Bianca contou que triplicou as vendas e aumentou significativamente seus seguidores no Instagram; tinha pouco mais de 8 milhões de seguidores antes. Hoje já são mais de 10,5 milhões!
Manu Gavassi
Manu sempre admitiu ser pouco conhecida, apesar da sua longa carreira como cantora e atriz. Ela leva toda a situação na brincadeira, faz piadas com sua fase de música teen e sua jornada com poucos fãs. Inclusive, no anúncio da sua participação no reality, lançou um vídeo e subiu a tag #WhoTheFuckIsManuGavassi (Quem diabos é Manu Gavassi?), onde faz deboche com a possível reação dos espectadores.
E é justamente esse jeitão “desapegado” e “diferentão” dela que cativou o público. Manu é um meme ambulante, com movimentos e frases que – há quem diga – são muito bem pensados, com a intenção de construir um personagem.
No decorrer do programa, a equipe da cantora solta fotos e vídeos que Manu deixou preparados com comentários prontos sobre o jogo. Além disso, também foi liberado durante sua estadia o clipe da sua nova música, “áudio de desculpas”.
Todo esse bom humor não ofusca sua sensatez e seus posicionamentos dentro da casa têm sido considerados muito corretos. É inclusive uma possível finalista. Será?
Outros participantes
Manu e Bianca realmente são uns dos destaques de marketing dessa temporada, mas ainda podemos nomear algumas ações involuntárias. Como por exemplo um batom que Rafa Kalimann, influenciadora digital, usou durante o ao vivo, que esgotou em minutos no site.
Ainda da parte do elenco de celebridades, Babu Santana, ator desempregado, também está ganhando muita mídia espontânea. É uma pessoa super humilde e simples, e, diferente dos outros participantes, não deixou ninguém administrando suas redes sociais e fazendo campanhas para sua vitória. Mas foi tão querido pelo público que não foram precisas grandes ações para sua visualização aumentar; até a cantora Anitta já declarou ser sua fã e se ofereceu para ajudar a crescer.
Além disso, várias propostas de trabalho já surgiram e estão só esperando Babu sair do programa. O autor da atual novela das 19h da emissora já declarou no Twitter que o quer no elenco, mas que espera ele mais um pouquinho pelo prêmio.
Os que fazem parte do elenco dos anônimos também estão ganhando seguidores e vários fãs por sua participação no programa, sua personalidade e posicionamento diante das polêmicas que surgiram no início da temporada.
Combate à pandemia
Os produtores do reality aproveitaram a visibilidade que o programa tem por todo o país para ajudar na campanha contra a COVID-19. Para isso, quebraram o protocolo de deixar os participantes sem nenhuma informação ou contato com o mundo externo e entraram ao vivo com um especialista para explicar tudo o que está acontecendo com a nova pandemia.
O objetivo é incentivá-los a lavar muito bem as mãos a cada vez que eles têm contato com o que vem de fora (como as provas, festas e objetos que sejam enviados pela dispensa), para assim, lembrar os espectadores de fazerem o mesmo. Vale lembrar que muitos no Brasil já estão de quarentena em casa como uma das medidas preventivas. Logo, a audiência do programa aumenta mais ainda.
Resultado para as marcas
É o sonho de toda marca ter a visibilidade que os patrocinadores do programa têm. Nessa briga de leões e contratos milionários, as empresas com a oportunidade de estar ali têm um retorno tão grande quanto, pois pasmem: os conteúdos das redes sociais do BBB impactam uma média de nada mais, nada menos do que 17 milhões de pessoas!
Os destaques desta temporada vão para o Burger King, Americanas.com e Embelleze, que lideram o volume de ações por post. A Embelleze é a marca de mais afinidade com o programa, com mais chances de engajamento por parte dos espectadores.
A C&A e Usaflex também se mostram bem ativas, fornecendo looks para os participantes e criando uma espécie de vitrine na TV.
E para ajudar nesse engajamento, o programa lança QR codes ao vivo para que as pessoas façam compras online nos sites dos patrocinadores com desconto.
O programa está bombando nas redes sociais mais do que nunca e se precisávamos de uma desculpa intelectual para assistir, é só dizer que estudo de caso para a aula de marketing!
Jornalista, rata de praia, fã de doguinhos e admiradora da disney. Sua playlist no spotify só dá trilha sonora de filmes pra combinar com seu jeito canceriana e sonhadora de ser.