Adeus, curtidas? Parece que sim!
Há alguns meses o Facebook já havia anunciado uma série de testes para uma utilização mais saudável das suas redes sociais, entre eles a ocultação das curtidas nas publicações no Instagram. Depois de impactar usuários de países como Estados Unidos e Canadá (e conseguir primeiros resultados bem positivos), hoje (17) a atualização chegou ao Brasil.
Por que ocultar os likes é mais saudável?
Segundo uma pesquisa do Royal Society Health, de 2017, 91% dos jovens entre 16 e 24 anos usam as mídias sociais todos os dias, e isso vem mudando a forma como as pessoas se comunicam, compartilham histórias e constroem relacionamentos. Ainda é muito cedo para determinar o resultado exato desse novo modelo de interações, mas é um fato que a faixa etária mais diretamente envolvida é também a mais vulnerável, que vive processos de formação de padrões sociais e emocionais.
Dos últimos anos para cá, muito se falou sobre os riscos do envolvimento não supervisionado de crianças e adolescentes com a internet e redes sociais, apesar deles não serem os únicos atingidos. Surgiram novos transtornos e antigas questões sociais tomaram novos formatos, como por exemplo, o cyberbullying. Mas a internet não é a vilã, muito menos as redes sociais. A grande questão é como lidamos com as ferramentas e tecnologias que estão à nossa disposição. Por isso, o Facebook tomou essa iniciativa e deu um passo para tornar saudável a utilização de suas plataformas.
“Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias“, anúncio o Instagram Brasil em comunicado oficial.
Vamos combinar que a “guerra” de likes têm prejudicado muito a vida social, né? (mas isso é assunto para outro dia aqui no blog!)
Mas na prática, o que mudou?
O dono da conta continuará vendo o número total de likes em suas fotos, basta clicar em “outras pessoas” logo abaixo do post. A diferença é que as demais pessoas não terão acesso a esses números.
Há alguns meses o próprio Facebook já vinha preparando agências e profissionais da área , estimulando a focar seus esforços de impulsionamentos e resultados em campanhas de reconhecimento de marca, alcance, tráfego e visualização de vídeo, ao invés de usar o velho objetivo de engajamento. A certeza que fica hoje é que eles estavam nos preparando para essa transformação.
Agora, se a sua conta é comercial, esse pode ser mais um ponto positivo! Calma, vamos explicar. Ao impulsionar um conteúdo com objetivo de envolvimento, o seu resultado estará focado em receber likes, comentários e compartilhamentos, o que pode ser muito favorável. Mas ao utilizar objetivos como alcance e reconhecimento de marca você pode alcançar públicos cada vez maiores, aumentar o interesse no seu serviço ou produto e tornar o nome da sua marca conhecido. Não é isso que a gente quer?
O fim da era do likes saúda o início da era do conteúdo e das boas histórias.
Será que os biscoiteiros de plantão estão preparados para essa novidade?
Vamos aguardar e ver as cenas dos próximos likes!
Ps: a análise de dados dos nossos amados clientes, não muda. Apenas, o público que não verá a quantidade de curtidas, mas nós temos a fonte mágica e vamos continuar com tudo no alcance e performance 😉
Jornalista por formação. Ouvinte de podcasts, atenta à política, fã de literatura, música e cinema pela vida.