A evolução da mídia programática
A principal tendência para o mercado digital em 2015, a Mídia Programática, é um segmento recente nos planos de anúncios digitais que vem ganhando espaço entre as agências.
Através dela que a evolução da publicidade online está mudando a maneira como os sites comercializam seus espaços publicitários.
A Mídia Programática, que trata-se da mídia que mais cresce em performance, funciona de forma inteligente, baseada no comportamento do consumidor. A compra e venda de mídia tornaram-se automatizada e segmentada de anúncios online. O foco principal desse segmento é impactar públicos específicos, ou seja, fazer com que as campanhas cheguem ao público-alvo no momento certo, o que vem trazendo investimentos para empresas.
Como os consumidores cada vez mais possuem um relacionamento bidirecional diante da tecnologia, a forma mais eficaz de anunciar é sem dúvida elaborar campanhas automatizadas que possa trazer um feedback em tempo real.
A Mídia Programática podem ser de display, vídeo, social e mobile. Apesar de ser a bola da vez no mercado publicitário, a mídia programática mobile, ainda não é valorizada pelas agências brasileiras. O conceito de apresentar publicidade que tenha significado para o consumidor que gasta mais tempo utilizando celulares do que qualquer outro dispositivo precisa ser mais explorado aqui no Brasil.
Apesar de abranger uma série de tecnologias que começaram a automatizar compra, posicionamento e otimização da publicidade, substituindo atividades humanas, o intuito da a mídia programática não é robotizar.
As plataformas de compra de mídia em tempo real juntamente com as plataformas de gerenciamento de dados de audiência, necessitam de habilidades humanas para utilizar tecnologia na automatização de processos manuais, entender e analisar os objetivos de negócio e momentos do ciclo de vida do consumidor transformando em ações efetivas de mídia.